domingo, 29 de novembro de 2009

Ensinar não pode ser só quadro negro e giz

Este artigo fala de uma experiência vivida por um professor, de São Paulo, trabalha atualmente na escola "Gilberta Vilela Rosa" na restinga á 13 quilometros de Franca. Cidade violenta e isso se refletia na escola também.
Sua ideia foi de usar a tecnologia na escola. Instalou o programa radio nos intervalos das aulas, precisava acalmar os alunos e isso os incentivou a ler, produzirtextos e poesias para publicar nos programas nos programas de intervalo de aula. A implantação das câmeras também auxiliou a melhorar o comportamento. um outro projeto mais ousado foi um programa que traçou um perfil dos alunos mostrando suas dificuldades e facilidades de aprendizagem, teve um pouco de resistência no início, por parte dos professores, mas aos poucos vendo os resultados,foram cedendo. Deu tão certo que o Professor Paulo, diretor da escola foi chamado para apresentar seu projeto na Secretária Estadual de Educação que pretendem implantar nas redes estaduais. Leiam é muito bom.Recomendo.
www.comerciodafranca.com.br/materia.imprimir.php?id...

Marcia Maria Niedermayer

Novas tecnologias Postado por Marcia Maria Niedermayer

Tecnologias na educação

Fo mos criados na era anterior a esta era da tecnologia, onde nossos pais nos proibiam de mecher nos botões da televisão, pois iriam quebrar. este texto e alguns outros são bem interessantes e mostram o quanto esta nova era tecnologica poderá nos auxiliar em sala de aula, uma pena que estamos apenas engatinhando neste caminho. As novas gerações já farão um melhor uso dessas maquinas , porque a nossa opinião a este respeito já está mudando, então lhes mostramos o melhor caminho desde cedo. Leiam eu recomendo é bem interessante nos faz entender e pensar onde podemos melhorar e usar o computador nas aulas e não apenas o giz e o quadro negro.

www.centrorefeducacional.com.br/importecn.htm

Marcia Maria Niedermayer

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Entrevista

Professora: X
Formação:Pedagogia - Unisinos

1) Você considera o uso do quadro negro indispensável?
Sim, pois facilita as explicações, é prático e não precisa de nenhum curso para saber usar.

2) Você se sente preparado para os avanços tecnológicos?
Não, até utilizo o computador com meus alunos, mas mais para ensinar a pesquisar.

3) A escola em que você trabalha possui laboratório de informática?
Sim.

4) Todos os professores tem acesso ao laboratório, ou a escola tem professores específicos para trabalhar com informática?
Todos os professores tem acesso, porém poucos utilizam, estamos tão consentrados em consiguir cumprir o conteudo que está no plano de trabalho da escola que acabamos não tendo tempo para o novo.

5) Se tem acesso ao uso do laboratório, se sente seguro em ensinar através do mundo digital? Não, pois as crianças de hoje em dia já "nascem" em frente ao computador e muitas vezes sabem mais do que nós.

6) Você prefere o método tradicional do quadro negro ou gosta de trabalhar com o computador? O método tradicional é com certeza o mais utilizado, embora o uso do computador seja indispensavel o quadro negro será por muito tempo ainda o método mais utilizado.

7) Quando você utiliza o computador com seus alunos, você utiliza de forma tradicional apenas para transmitir informação ou de forma que possibilite mudanças deixando que os alunos construam conhecimento, podendo criar, pensar, pesquisar e manipular informações?
Utilizo de forma que os alunos fiquem livres para buscar e construir conhecimento, sempre sendo mediadora para mostrar a melhor maneira de pesquisar.

Postado por Michelle

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A evolução da educação...

No começo o vídeo parece chato, porém fala de um assunto sério...

Assistam!!!

Postado por Franciele e Michelle

É hora de incorporar a tecnologia na Educação...

Postado por Franciele e Michelle

Tecnologia na Educação

Pessoal assistam esse vídeo, ele é muito show!!!!

O vídeo mostra a influência da tecnologia na educação e a importância do professor que nunca perderá seu lugar...

Postado por Franciele e Michelle

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Tecnologia na educação




O principal motivo que pode impedir ou seja dificultar o
uso do computador nas escolas é a resistência demonstrada até o
momento pelos professores. Para os professores, aderir ao uso
das máquinas seria um grande desafio, eles acreditam que o uso
respectivo do computador desvirtua o aluno do hábito da leitura
e da escrita, e também temem o fato de serem "trocados" pelas
máquinas, com tudo, falta aos professores compreender que eles serão mediadores, instruindo seus alunos a usarem o computador de uma forma inteligente.
Com base em textos, entrevistas e pesquisas realizadas no
desenvolvimento do projeto, podemos perceber que a grande parte
das escolas possuem laboratório e que alguns professores
já receberam preparação para manusear as máquinas, e que alguns por comodismo e outros por não saberem como aplicar o uso do computador nas aulas, acabam optando em ficar ligado ao tradicional quadro negro.


Postado por: Franciele