terça-feira, 20 de outubro de 2009

Entrevista realizada com uma professora

Márcia Regina Massaneiro Ribeiro, Pedagoga e professora, formada em Pedagogia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná/Pós Graduação em Psicopedagogia na Facinter
Local de trabalho: Escola Municipal Jd Guarujá no Município de Colombo e Escola Mun. Raul Gelbeck em Curitiba, Paraná


1) Você considera o uso do quadro negro indispensável?
É bem verdade que novas técnicas e suportes estão surgindo para facilitar o trabalho do docente. Há professores que realizam verdadeiras maravilhas utilizando o quadro negro e giz. Em geral se sentiriam limitados sem poder contar com o apoio desse recurso, devido a necessidade de esboçar questões de verificação de seus conteúdos e auxiliando o aluno a mostrar o que aprendeu.

2) Você se sente preparado para os avanços tecnológicos?
Sim, temos que estar sempre preparados e atualizados para qualquer avanço tecnológico, ter habilidades e conhecimentos sobre conceitos relacionados com a tecnologia atual.

3) A escola em que você trabalha possui laboratório de informática?
Sim.

4) Todos os professores tem acesso ao laboratório, ou a escola tem professores específicos para trabalhar com informática?
Todos os professores receberam capacitação necessária para o uso desse recurso, no entanto somente um professor fica responsável para orientar os alunos no laboratório.

5) Se tem acesso ao uso do laboratório, se sente seguro em ensinar através do mundo digital?
Sim, o professor é aquele que além da competência, habilidade e equilíbrio emocional, é preciso estar aberto a mudanças, atualizar seus conhecimentos sem medo de aprender e de ensinar.

6) Você prefere o método tradicional do quadro negro ou gosta de trabalhar com o computador?
O computador e a internet se tornam cada vez mais indispensáveis aos professores e alunos. É com esse apoio que buscamos novidades e inovamos, dando oportunidade de se aproximar mais dessa tecnologia e conhecer suas possibilidades, porém não podemos esquecer do tradicional quadro negro que na fusão de ambos recursos podemos melhorar ainda mais nossas aulas.

7) Quan do você utiliza o computador com seus alunos, você utiliza de forma tradicional apenas para transmitir informação ou de forma que possibilite mudanças deixando que os alunos construam conhecimento, podendo criar, pensar, pesquisar e manipular informações?
O computador é uma poderosa ferramenta de formação, mas é preciso aprender a melhor forma de usá-lo com este fim. A escola, como local de formação, não pode ficar a reboque e deve usar as novas mídias para diversificar o ensino. É necessário a preocupação em não permitir que o aluno se torne alienado na utilização do computador, mas que o mesmo seja utilizado como ferramenta de construção do conhecimento.

Postado por Franciele

8 comentários:

  1. Concordo com a professora quando diz que o computador deve ser uma ferramenta utilizada para a construção do conhecimento. A internet é uma ótima ferramenta de interação,comunicação onde os alunos podem resolver problemas, construir conceitos no sentido cognitivo, ético ou procedimental, além de possibilitar a autonomia moral, iniciativa pessoal e autoavaliação.Postado por Luciana Gorski do carmo em 02/10/09.

    ResponderExcluir
  2. Colegas!
    Como a Luciana já disse, concordo que as tecnologias auxiliam na construção do conhecimento.
    Acredito também que o professor não precisa se disvincular do quadro negro, mas sim aperfeiçoar sua metodologia buscando mais formas de mediar o conhecimento!
    Parabéns pelo blog
    Abraços Graziela Patzlaff

    ResponderExcluir
  3. Meninas!!

    adorei o blog de voces...
    esta bem contextualizado e organizado. Adorei o preto como cor de fundo, ficou bem legal...
    Continuem assim..
    Parabens

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas!

    Concordo com a idéia da colega Graziela falando do auxílio das tecnologias na construção do conhecimento.
    O blog de vocês está bem organizado. Este preto de fundo ficou muito legal já que vocês falam em quadro negro.

    Continuem assim

    Beijos:Kátia

    ResponderExcluir
  5. Como a professora entrevistada afirma, e conforme os comentários de algumas colegas, também concordamos que para um processo de ensino aprendizagem realmente significativo precisamos saber utilizar os recursos que possuimos em parceria uns com os outros ao invés de simplesmente tentarmos substitui-los, como se ao surgir um novo recurso os demais tivessem que ser descartados, acreditamos que nessa parceria do "tradicional" com as novas tecnologias o trabalho em sala de aula torna-se mais rico e enriquecedor tanto para professores quanto para os alunos. Gurias o blog de vocês está bem legal e realmente como a Katia ja comentou a cor de fundo ficou tudo a ver com o tema de vocês. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns meninas!!!
    O blog de vocês está está bonito, bem organizado, com bastante informações.O fundo preto ficou muito legal dentro do assunto de vocês!
    Parabéns.
    (Postado por Vanessa Lima Magalhães).

    ResponderExcluir
  7. AVALIAÇÃO:
    GRUPO 2 AVALIA GRUPO 7

    MENINAS

    Percebemos que o blog de vocês apresenta-se bem organizado e chama atenção; as dúvidas tem coerência, afinal encontramos ainda, muitos profissionais enraizados numa metodologia tradicional/conteudista e na maioria das escolas, o que se vê, são professores titulares, que não participam da aula de informática; não interagem no processo ensino aprendizado com o seu aluno; e desta forma integrar os recursos disponíveis na escola não faz parte do seu cotidiano, deixando muito a desejar, portanto utilizar o quadro negro não "negando" o computador como uma ferramenta significativa não se adéqua as suas atividades normais; pois o desconhecido e a inovação assusta.
    Estamos num processo de aprendizado, e os blogs irão se construindo e se constituindo com mais qualidade, na medida que formos nos apropriando dos conhecimentos pesquisados e fazendo novas leituras.
    Quanto a apresentação, considerando o tempo restrito que tiveram para a apresentação vocês foram muito bem. Além do mais, souberam apresentar o conteúdo de forma clara e sucinta.
    Em relação as notas temos que considerar a situação da colega Marcia, que é uma integrante nova e ainda não teve tempo habil para interagir, portanto não temos como avalia-lá no presente momento.
    NOTAS:

    Michelle nota 5

    Franciele nota 5

    Marcia nota Não temos subsídios para
    avaliação

    Um grande abraço e um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Olá meninas, queridas companheiras de profissão,agradeço os comentários e vamos aproveitar esse espaço para trocarmos ideias e que com isso possamos crescer cada vez mais nessa área tão importante que é a educação.
    Aproveito para informar que está autorizada a divulgação da minha entrevista nesse blog e me coloco a disposição sempre que precisarem da minha participação.
    Beijos a todas: Profª Márcia R.Ribeiro.

    ResponderExcluir