Vítor F. Ferreira, do Departamento de Química Orgânica - Instituto de Química - Universidade Federal Fluminense - Niterói - RJ
O autor fala sobre o processo da revolução tecnológica e suas influencias na educação...
"Um dos elos mais importante neste processo são os professores, que precisarão decidir como irão atuar nesta revolução tecnológica. Pensar que a tecnologia, principalmente o computador e a Internet, substituirão os professores e que não devemos nos preocupar com a formação de novos professores, já é um sintoma de uma doença no processo ou um otimismo exagerado pelos mais iniciados nestas tecnologias.
Um dos problemas mais graves observados nesta onda tecnológica é a preparação adequada dos professores. Eles precisam ser motivados e encorajados ao uso da tecnologia no seu plano didático. Logo, novas formas de treinamento e atualização precisam ser cuidadosamente criadas visando dar opções de escolha aos educadores. Além disso, para preparar e motivar os alunos para este novo ambiente tecnológico, os professores precisam estar equipados para ensinarem usando destas tecnologias. Neste caso é responsabilidade das "escolas-universidades" a provisão de tais ferramentas."
"[...] A questão do uso das novas tecnologias na escola não significa apenas um modismo, se as escolas e universidades pretendem formar cidadãos para se integrarem na sociedade. A utilização destes recursos ajuda a formar cidadãos e trabalhadores mais preparados funcionalmente (capital humano), pois em muitas áreas da sociedade estas tecnologias já estão a muito tempo em utilização (indústrias, comércio, transportes, bancos, etc.). Porém, o que se vê atualmente na maioria das escolas e universidades é o uso do giz e quadro negro. Apesar do quadro negro ter sido introduzido há mais de cem anos na sala de aula, ainda continua como o único recurso disponível para o professor. Talvez o quadro negro seja a tecnologia mais utilizada e difundida no mundo, até porque ainda continua tendo espaço útil, mesmo nas salas de aula equipadas com as mais avançadas ferramentas tecnológicas. Ele instiga a criatividade do professor e ainda hoje nos deparamos com cursos e seminários mostrando aos professores como utilizar mais eficientemente esta importante ferramenta para o ensino. "
"[...]Atualmente a maioria das salas de aula ainda são idênticas àquelas de vários anos atrás: livro, giz e quadro negro. Apesar da tecnologia do computador ter uma obsolescência rápida, talvez no futuro haverá um computador em cada sala de aula ou um "lap-top" para cada estudante.
Novamente voltamos a enfatizar a importância central do professor neste processo de ensino mediado por computador. Esta ferramenta não é boa nem ruim na sala de aula. É o seu uso que vai determinar se ela contribuirá para um bom processo educacional ou não. Os alunos não são idênticos e diferem na inteligência, cultura, meio social e experiências anteriores. O mesmo estudante pode mudar de atitude de um dia para o outro dependendo da sua condição emocional. Será que os pacotes de aprendizagem disponíveis estão programados para lidar com estas situações? Só o professor no contacto pessoal é capaz de identificar, estimular a curiosidade e fazer um trabalho pessoal com o estudante, mesmo num ensino mediado por computador. "
Segue abaixo, retirado do mesmo artigo, um treicho que refere-se a nossa dúvida sobre a preparação dos professores...
"O dito ensino tradicional pode tornar-se muito mais eficiente e atraente quando se utiliza das tecnologias interativas. Como afirma Moretti - "o computador só funciona quando melhoramos o professor". Portanto, é ineficiente colocar computadores nas salas de aula sem trabalhar o professor e adequar o curriculum do curso para à uma nova proposta pedagógica. "
"[...]No final de 1996, 75% das escolas nos EUA tiveram acesso à Internet mas apenas 14% estão em uma sala de aula18. Porém, apenas 5% dos professores a utilizou, apesar de que 20% dos professores tiveram treinamento no uso da Internet. Pelos dados coletados demonstra-se que o impacto na sala de aula ainda é muito limitado. Poucos professores fazem uso das informações contidas na rede por falta de conhecimento em telecomunicações. Recentemente foi feita uma pesquisa sobre como os professores estão utilizando os recursos da Internet, como foram treinados e como as informações são obtidas. Os resultados não foram muitos conclusivos, mas indicaram que o uso efetivo de apoio da Internet no ensino de ciências começou efetivamente em 1990 e que a maioria dos professores aprenderam a manipular a rede por si só. Poucos tiveram o incentivo das escolas para participarem de programas de treinamento."
" Conclusão
Neste trabalho procuramos dar uma visão geral sobre os usos das novas tecnologias interativas no ensino, procurando não advogar nem a favor nem contra o uso destas ferramentas, mas procurando mostrar os pontos positivos e negativos de seu uso. É a política educacional do país, a pressão sobre os professores e o crescente acesso a estas tecnologias interativas que definirão os novos paradigmas para o processo de ensino-aprendizado.[...]"
Postado por Michelle
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